Cultura ou Culturas?

Até que enfim a discussão sobre a cultura e os meios de comunicação começa a ganhar o devido espaço na na agenda do governo. Não dá mais pra aguentar ver tanto lixo sendo chamado de cultura em nossas redes de tv, enquanto vemos pelas ruas e praças da cidade, principalmente no interior do Brasil, sem qualquer incentivo, os verdadeiros artistas, lutando para conseguir seu lugar ao sol.

É claro que os caciques da mídia vão espernear, fazer o quê?! Ora, ninguém gosta de perder privilégios, não é mesmo? Por isso é importante que a sociedade dê o devido suporte ou respaldo para que essa discussão continue e avance em direção a políticas públicas que valorizem, incentivem e até (por que não?) promovam a cultura, ou melhor, as culturas do nosso país.

Nossas crianças e adolescentes estão crescendo pensando que fazer arte é mostrar a bunda e armar barraco em bbb ou coisa semelhante! Isso só pra falar do óbvio.

É claro que a formação do gosto cultural de um povo não depende somente da produção e divulgação das obras artísticas e culturais em geral. É preciso que a educação promovida pela escola cumpra o seu papel, pois como diziam antigamente no interior de Minas: "é de menino que se torce o pepino". Mas aumentar a disponibilidade e a visibilidade de toda a diversidade cultural e artística do país é, sem dúvida, urgente e importante. O povão consome tanto lixo cultural porque, em primeiro lugar, é o que está mais à mão e mais à vista; e, em segundo lugar porque não receberam desde a infância, em casa ou na escola, as ferramentas adequadas para selecionarem o que é bom e belo dentro das variadas possibilidades que se apresentam. (Para uma melhor compreensão desse segundo aspecto recomendo a leitura das obras do sociólogo francês Bourdieu.

Por isso, resolvi postar esse discurso do presidente, no intuito de colaborar com a discussão e não deixar a poeira baixar. A hora dessa discussão é agora! Aperte o play na caixa de vídeo abaixo.
Se quiser acessar diretamente no Blog do Planalto, clique aqui.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditação: O que é e quais os benefícios?

Negócios Sustentáveis: o grande desafio do momento