O EVANGELHO DA PAZ

 O EVANGELHO DA PAZ



Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz.



Os relacionamentos interpessoais são terrivelmente marcados pela falta de paz. Conforme vimos no capítulo anterior, sobre a Couraça da Justiça, a consciência culpada tira a fé e a paz dos relacionamentos.


Quando Adão pecou, ele perdeu a paz com Deus (Gn 3:8-10) e isso afetou terrivelmente seu relacionamento com sua esposa, chegando ao ponto de acusa-la ao ser confrontado por Deus quanto a sua desobediência (Gênesis 3:12).


Aquele que não está em paz com Deus não consegue viver em paz consigo mesmo, e muito menos ainda com o próximo. Logo, se quisermos semear a paz em nossos relacionamentos e viver de acordo com o plano de Deus, devemos resolver, primeiro, nosso relacionamento com Deus. A Bíblia é bem clara quando diz que aquele que está longe de Deus não consegue ter paz (Ver Isaías 57:20-21). Aliás, o apóstolo Paulo, escrevendo aos


Romanos, diz que aqueles que vivem na carne, ou seja, alheios


à vida espiritual, vivem em inimizade contra Deus mesmo que não saibam disso (Romanos 8:7-8). O apóstolo Tiago diz isso com outras palavras, afirmando que ser amante do mundo com suas seduções enganosas é ser inimigo de Deus (Tiago 4:4). E, como todos são pecadores, todos perderam a paz com Deus, já nascendo com a tendência de viver em inimizade com o Divino e com o próximo. Não há como exagerar o quanto a falta de paz interior afeta os nossos relacionamentos e até o tipo de pessoas que atraímos. A culpa em nossa consciência nos induz a buscar alguém mais culpado que nós, para aliviarmos nosso coração do medo da punição. Isso aconteceu com o primeiro casal bíblico e acontece hoje, não somente entre cônjuges mas em todo tipo de relacionamento. Muitos têm destruído seus relacionamentos simplesmente porque não conseguem se apropriar da graça e do perdão oferecidos gratuitamente por Deus em Cristo. Consequentemente, vivem debaixo de acusação e tentam aliviar a tensão encontrando falhas e erros nos outros o tempo todo. Você é uma pessoa extremamente crítica dos outros?! Pode ser um sinal de culpa não resolvida e de falta de paz interior. Que tal orar a Deus a respeito?! Pessoas extremamente críticas, perfeccionistas ou com mania de cobrança nos relacionamentos podem estar sob acusação interior, reforçada pelo diabo, que é o acusador. Outras se tornam extremamente passivas ou superprotetoras por sentirem que estão em débito.


Graças a Deus por Jesus Cristo! Sendo nós ainda inimigos de


Deus, e vivendo sem paz, Ele enviou Seu Filho para nos reconciliar consigo mesmo (Romanos 5:10 e I Coríntios 5:19). O profeta Isaías já havia profetizado que os efeitos da justiça seria a paz, e o fruto da justiça a segurança (Isaías 32:17). E no Novo Testamento temos o cumprimento pleno dessa profecia, conforme declara o apóstolo Paulo:


Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, mediante


Jesus Cristo, nosso Senhor. Romanos 5:1



Aleluia! Ao experimentarmos a justiça que provém da fé como um dom de Deus, podemos receber, também pela fé, a paz. A Paz com Deus, paz de Deus e paz em Deus. A relação entre justiça e paz é clara nas Escrituras (Salmos 85:10; Isaías 32:17-18; Romanos 5:1; Tiago 3:18).


A cruz que nos reconciliou com Deus também nos reconciliou conosco mesmos e com o próximo. Deus, ao considerar todos como pecadores e ao oferecer misericórdia para todos, destruiu qualquer base para inimizades e preconceitos.


Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade [...]. Efésios 2:14



De posse desta consciência no Evangelho, assim como os justificados são chamados a praticarem obras justas, da mesma forma, os que receberam a paz são chamados a serem promotores da paz:


Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.


Mateus 5:9



Muitas pessoas promovem brigas, divisões e contendas, pensando que estão lutando pela justiça, mas a Palavra de Deus diz que a justiça é conquistada por aqueles que praticam a paz,


“Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus” (Tiago 1:20); e ainda, que “É em paz que se semeia a justiça, para os que promovem a paz. Tiago 3:18



Quando fazemos a vontade de Deus, muitas pessoas se tornam nossas inimigas por causa de Cristo, porém nós devemos fazer a nossa parte, perdoando como Deus nos perdoou em Cristo.


Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens Romanos 12:18


Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos como também Deus, em Cristo vos perdoou.


Efésios 4:32


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditação: O que é e quais os benefícios?

Negócios Sustentáveis: o grande desafio do momento