BOAS NOVAS DE ALEGRIA

 Sorria

“Eis que vos trago boas novas de grande alegria, que o será para todo o povo” Lucas 2:10

Quando Jesus Cristo veio a este mundo, sua vinda foi anunciada e festejada pelos anjos de Deus como sendo, por si só, motivo suficiente para todos os homens se alegrarem. O evangelho de Lucas, especialmente, ressalta este aspecto dos efeitos da vinda de Jesus: a alegria.

Geralmente associamos a alegria ao riso. E, de fato, a alegria geralmente proporciona o espaço para o riso. E ainda vai muito além disso. A verdadeira alegria que nos foi dada por Deus em Cristo é um descanso, um desarmamento da alma.

Muitas pessoas, embora não andem por aí com revólveres, metralhadoras ou facas, vivem armadas em sua alma. A Bíblia diz que o pecado faz guerra contra a alma (I Pedro 2:11). A alma, por sua vez, uma vez ferida e agredida pelos pecados, tanto próprios como dos outros, se torna agressiva, defensiva, armada contra tudo e todos, inclusive contra Deus. 

Por isso, o evangelho é o poder de Deus para a salvação, pois quando a pessoa é comunicada de que Deus concedeu-lhe o perdão dos pecados através do sacrifício de Jesus na cruz, ela se desarma diante dessa comovente e espantosa manifestação do amor de Deus (o amor de Cristo nos constrange, diria o apóstolo Paulo). Logo, quando você tem essa experiência, você se desarma diante de Deus, diante de sua própria consciência e diante do próximo, pois 

“Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.

Muitas vezes, o que leva uma pessoa a permanecer no uso da violência e da agressividade contra si mesma e contra os outros é o fato de ela ter cometido um erro no passado e sentir-se se agora obrigada a repetir aquele erro, como se fosse para confirmar sua identidade. (No meu livro “A Guerra Espiritual nos Relacionamentos Interpessoais” eu analiso com mais detalhes como a falta de conexão com Deus produz essa deturpação na identidade da pessoa e como isso afeta seus relacionamentos em todos os níveis).

Por isso, quando você descobre que “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando-lhe os seus pecados” e também que “Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores” , então abre-se diante de você uma porta para uma nova vida. E essa bondade e esse amor de Deus, que é revelando ao nosso coração pelo Espírito Santo, nos conduz ao arrependimento (Romanos 2:4).

Por isso eu lhe peço, amigo leitor/amiga leitora, sorria para Deus agora, pois Ele está sorrindo para você neste exato momento. Ele está dizendo, através do evangelho, que o sangue de Jesus realizou o perdão dos seus pecados. Cristo sofreu a penalidade para que você possa ser agora absolvido e aceito como filho de Deus, justificado pela fé naquele que deu a vida por você.

É provável que ao crer que Jesus morreu pelos seus pecados, você se sinta profundamente entristecido pela vida que levou até então e pelas suas faltas, erros e pecados. Mas essa tristeza logo dará lugar a uma alegria ainda maior e mais profunda. Lembra que eu falei de Lucas (São Lucas, como o chamam, o evangelista)? Então, escrevendo sobre a história dos primeiros cristãos, no Livro de Atos dos apóstolos, ele diz que as pessoas sentiam muita alegria por haver crido em Deus (Atos 16:34). Essa é a alegria que ninguém pode tirar e é um sinal de que o Reino de Deus está entre nós e em nós.

No próximo post vou te dar uma última revelação sobre algo que está acontecendo com você neste exato momento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditação: O que é e quais os benefícios?

Negócios Sustentáveis: o grande desafio do momento