SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO ABENÇOADO

 SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO ABENÇOADO

Marcos Ferreira de Souza

Este texto que você começa a ler agora é parte de uma campanha, um esforço para proclamar o evangelho da paz para vencermos esse espírito de violência, polarização e ódio que tem-nos afrontado nesses dias. Precisamos orar, pedindo que a Paz de Deus alcance nossas cidades, famílias e cada indivíduo. 

Precisamos também ministrar, de todas as formas possíveis, essa paz que Deus tem colocado em nosso coração como crentes em Cristo. Eu autorizo a livre divulgação deste material, desde que não seja alterado o texto, os links e a autoria. Fora isso, utilize-o da melhor forma para levar a boa notícia a muitos.

A campanha “Sorria, você está sendo abençoado”, tem como objetivo trazer à memória das pessoas aquilo que pode dar esperança: as misericórdias de Deus, que são a causa de permanecermos vivos, tendo a cada novo dia uma nova oportunidade para confiar em Deus e experimentar sua bondade e fidelidade.

Este texto fez um grande sucesso no início dos anos 2000, lançado na Igreja Batista da Lagoinha, e rapidamente se espalhou por várias comunidades, tanto evangélicas como católicas na época, sendo muito utilizado na evangelização, a cooperando na transformação de muitas vidas.

Agora, mais de 20 anos depois, resolvi relançar este material no formato digital, e num contexto mais amplo e de forma gratuita, graças às facilidades do mundo virtual. A internet pode realmente ser uma grande bênção quando bem utilizada!

Essa mensagem tem como público alvo tanto cristãos como não cristãos. É para todos que buscam a paz, quer tenham ou não encontrado o caminho.


Introdução


De repente, ao entrar em alguns estabelecimentos comerciais, nos deparamos com a expressão “Sorria, você está sendo filmado”. Isso se deve ao terrível aumento da violência em nossos dias, que tem gerado uma atmosfera espiritual de medo, ansiedade e desconfiança em nossa sociedade. 

Ao entrar em uma loja, em vez um “bem –vindo”, o que você recebe, antes de mais nada, é um aviso, que soa mais ou menos assim: “Olha, se você entrou aqui querendo roubar ou assaltar, saiba que estamos vendo e filmando tudo.”

Semelhantemente, a Bíblia nos afirma que os olhos do Senhor estão em todo lugar, ou seja, todos nós estamos sendo filmados, observados pelo Todo-poderoso. Porém, o objetivo desta revelação da onisciência Divina não é nos intimidar, constranger ou ameaçar. Pelo contrário, podemos perceber, pelas Escrituras, que os olhos de Deus estão sobre nós para nos encorajar, incentivar e sustentar em nossos caminhos, para expressarmos o propósito original de Deus para o ser humano.

Assim, não importa qual seja a sua situação neste momento em que você lê esta mensagem, saiba que os olhos de Deus estão sobre você, e isso é motivo de alegria e não de medo e ansiedade, pois


“Quanto ao Senhor, os seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para como aquele cujo coração é totalmente dEle”                2Crônicas 16:9


A Raiz da Violência

“Irou-se sobremaneira Caim, e descaiu-lhe o semblante.”  Gênesis 4:5b

Um dos princípios mais utilizados na interpretação de textos bíblicos é o que estabelece que se quisermos entender melhor o significado bíblico de algum assunto ou tema recorrente nas Escrituras, precisamos verificar qual é a primeira vez em que tal assunto é abordado. Isso não é uma regra rígida de Hermenêutica bíblica, mas pode nos ajudar a compreender alguns temas que se repetem do início ao fim da Bíblia.

Por isso, para entendermos um pouco melhor a questão da violência e como esse espírito tem atuado na história da humanidade, vamos olhar brevemente agora o que a Bíblia diz sobre o primeiro ato explícito de violência: O assassinato de Abel por seu irmão, Caim.

Veja, o episódio é narrado em Gênesis, no capítulo 4. Se você tiver acesso à Bíblia agora, pegue-a e leia o capítulo todo. Depois volte para continuarmos nossa conversa.

Ouça as palavras em sua mente. Os versículos 4b-5 dizem que “Deus agradou-se de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou”. 

Imagine, sinta o clima dessa cena inicial. Parece que algo já não ia muito bem na vida interior de Caim, pois a Palavra não diz que Deus olhou e avaliou primeiramente a oferta de Caim, mas diz que o Senhor viu a pessoa de Caim, sua atitude interior e sua vida. E não se agradou do que viu em Caim e, consequentemente não se agradou de sua oferta.

Algumas pessoas pensam quem podem comprar a aprovação de Deus com suas ofertas e sacrifícios superficiais, serviços, ministérios, dinheiro etc. Mas Deus olha o coração do ofertante. E no caso de Caim as coisas não iam bem dentro dele. A sequência do texto diz que “Irou-se sobremaneira Caim, e descaiu-lhe o semblante”

A ira, geralmente, é causada por alvos obstruídos, ou seja, quando a vida não funciona exatamente da forma que queremos, tendemos a ficar irados. Caim ficou irado, pois embora ele fosse valente e forte, ele não conseguia manipular Deus, não conseguia controlar a vida em todos os seus aspectos e isso o deixava irado! Pessoas controladoras são muito suscetíveis à ficarem iradas com muita frequência. 

O semblante de Caim mudou. Ficou carregado, pesado. A partir daquele dia Caim andava emburrado, aborrecido, era incapaz de sorrir. Mas Deus não o abandou, continue visualizando a cena em sua mente.

Deus, na sua infinita misericórdia, falou com Caim, tentando chama-lo à reflexão e à conscientização, para impedi-lo de dar curso a sua ira, pois a ira cultivada vira ódio.

“Então lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?” (vs.6)

É claro que Deus sabia o porquê da ira de Caim, mas, ao perguntar-lhe, estava dando a ele a chance de iluminar sua consciência, retornando à sobriedade e não ser guiado por suas emoções feridas, pelo ciúme, inveja, rejeição etc. Esses sentimentos ruins, se não tratados adequadamente, podem levar a atos de violência inimagináveis com o passar do tempo. 

Infelizmente, foi o que aconteceu com Caim. No versículo 7, Deus mostra a Caim que a ira no seu coração era o pecado batendo à porta, e que o desejo pecaminoso era primeiramente contra ele próprio, Caim, antes de ser contra Abel, seu irmão (o seu desejo será contra ti).

Quem não ama o próximo é porque já não ama a sim mesmo. 

A ira, enquanto sentimento humano, não é pecado, mas quando a mesma se transforma em ódio, aí sim, há o pecado, do ponto de vista bíblico. Por isso, as Escrituras advertem:

“Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sob a vossa ira; nem deis lugar ao diabo”  Efésios 4:26-27

A ira é um sentimento muito forte, carregado de frustração por metas não realizadas, desejos não satisfeitos e sonhos despedaçados. E quando abrigada por muito tempo no coração (o sol se por sob a vossa ira) ela exige o alívio da tensão raivosa através do julgamento, condenação e execução de alguém. Alguém tem que pagar! E no caso de Caim, a vítima escolhida foi Abel.

“... sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou” (vs.8)

Caim deixou o sol se por sobre a sua ira, dando lugar ao diabo. O pecado aconteceu não somente quando ele literalmente matou seu irmão, mas antes mesmo, quando sua ira transformou-se em ódio, transformando sua mente em um tribunal, onde o réu, Abel, seria julgado e condenado à morte sem direito à defesa.

Veja, temos aí nesse episódio a operação da carne pecaminosa em conjunto com a operação de Satanás. A ira alimentada pelo ser humano abre uma avenida (essa seria uma das traduções da palavra lugar em Ef 4:27) para o diabo desfilar com seus intentos de roubar, matar e destruir.

Por favor escute, talvez você esteja neste momento como Caim estava no início dessa situação analisada acima. Talvez você esteja irado, amargurado e procurando um culpado para condenar pelos seus problemas e fracassos, seja outra pessoa ou você próprio. É nesse contexto que muitos se suicidam ou matam a outros.

Demos uma breve olhadela nesse texto bíblico apenas para que você possa identificar essa trama diabólica em sua vida e se livrar enquanto há tempo. Não se engane, o propósito do diabo é matar, roubar e destruir (João 10:10); mas tudo começa bem pequeno, como a ira de Caim, que não foi tratada e o transformou num assassino. Esse crime brutal foi o episódio que deu origem à série, por assim dizer. Pois logo depois, Lameque, descendente de Caim, matou não um, mas dois homens e por motivos banais. E a violência daqueles dias foi-se multiplicando até chegar a um nível insuportável, trazendo o juízo de Deus sobre o mundo da época através do Dilúvio.

“A terra estava corrompida e cheia de violência” Gênesis 6:11

A frase acima foi escrita há milhares de anos, referindo-se a tempos mais antigos ainda. No entanto, poderia muito bem ser uma manchete de nossos principais jornais e portais de notícias atuais, não é mesmo?! Isso é porque estamos vivendo os últimos dias antes do próximo Juízo de Deus sobre a Terra, ouça as palavras de Jesus:

“Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem” Mateus 24:37

Mas ainda há tempo para você!

Deus está de olho em você para lhe abençoar. E isso é uma boa notícia! Então busque a Deus enquanto se pode achar...

No próximo post, quero te mostrar por que há motivo para sorrir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditação: O que é e quais os benefícios?

Negócios Sustentáveis: o grande desafio do momento